4 elementos da habilidade social

January 14, 2019

 

Os seres humanos têm uma característica marcante que é o fato de serem um ser social. Estamos sempre em meio à outras pessoas. Desde a escola, até o trabalho, no clube, na igreja, junto aos amigos ou com a família. Até mesmo ao entrar numa loja ou ir no caixa do banco estamos em contato com pessoas. Interagir com outros é de fato grande parte do dia a dia.
Por isso, nossa habilidade social faz uma enorme diferença nos resultados que temos na vida. 

 

Na vida profissional, por exemplo, uma pessoa pode ser contratada por seu conhecimento. Mas a sua habilidade de se relacionar com outras no ambiente de trabalho será fundamental para o seu desenvolvimento dentro da empresa.
 

Veja aqui alguns elementos chave no desenvolvimento da habilidade social:


- Comunicação verbal


As palavras que utilizamos ao nos expressar durante uma conversa transmitem a ideia e informações que queremos passar. Esse conteúdo da conversa leva a outra parte a interpretar e oferecer a sua contribuição à conversa de forma a estabelecer o diálogo. Ter um conteúdo interessante para conversar é chave na habilidade social. Uma forma de fazer isso é observar os interesses das pessoas com quem você deseja estabelecer um relacionamento para conversar sobre esses assuntos. Muita gente é tímida e para melhorar neste quesito o caminho é procurar falar bastante. Forçar a conversa com outros e sair da zona de conforto.


- Comunicação não verbal


A comunicação verbal é apenas parte da nossa comunicação. Além das palavras temos a linguagem corporal e gestos que contribuem para transmitir a ideia. Podem demonstrar calma ou agressividade; dúvida ou assertividade. Testa franzida, pernas e braços cruzados, um sorriso e mãos na cintura são alguns dos gestos que transmitem uma mensagem para a outra pessoa.


- Saber ouvir


Assim como existem os tímidos, também existem os tagarelas de plantão. Falar sem parar também atrapalha na sociabilidade. As pessoas também sentem a necessidade de serem escutadas. Ouvir com atenção e com real interesse em saber o que o outro tem a dizer também é necessário para gerar uma troca na comunicação de forma que seja interessante para ambos os lados.


- Estabelecer conexão


Uma conversa pode acontecer mas ficar num nível supérfluo. Um passo adiante na habilidade social é criar uma conexão com a outra pessoa. De forma que ela tenha interesse em manter a relação com você. As conexões geralmente surgem da identificação de afinidades entre os dois lados. Coisas que interessam a ambos e que justificam manter a relação por mais tempo.


As pessoas representam parte essencial da nossa vida. Saber iniciar e estabelecer relações de proximidade com os outros ajuda na nossa vida pessoal e profissional. Muito disso envolve tentativa e erro. O que funciona com uma pessoa pode não funcionar com outra. Então para melhorar as habilidades sociais o mais importante é praticar. Se expor a situações em que se faça necessário as interações e realmente desenvolvê-las. 

 

 

...........................................

Sobre o autor
Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog: www.evolucaopessoal.com.br   

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now