O poder feminino nas organizações

December 30, 2018

 

Em dezembro de 2018, fizeram cem anos da primeira votação feminina democrática. O fato ocorreu no Reino Unido. Mais que representar uma data mostra os sinais que a mulher já fazia parte da sociedade, contudo não era o suficiente. Sua participação mudou os conceitos de ver detalhes, aprimoramentos, concorrência quanto a qualidade de serviços, etc. O sagrado feminino que dá mais uma chance, que não teme a vontade de fazer a diferença e mostrar que é capaz de surpreender.


Em 1893, Kate Sheppard liderou o sufrágio feminino na Nova Zelândia. No Brasil, com base na Lei Saraiva de 1881, muitas mulheres puderam pela primeira vez votar, mas foi em 1932, com a promulgação do Código Eleitoral Brasileiro, que tornou a efetividade do voto feminino.


As mulheres não ficavam em casa como a maioria das pessoas achavam que ocorreu no passado. Na Europa, nas grandes guerras mundiais e outras dos séculos XIX e XX, as mulheres foram convocadas para trabalhar em organizações de serviços, indústrias, na educação, etc. O salário era equiparado ao dos homens. Interessante saber que só a partir de 1990, a Irlanda começou a estudar a mulher e gênero em contexto histórico.


As civilizações antigas com egípcia, babilônica, grega, romana cultuavam a mulher e entendiam como obras sagradas o aspecto para Deusas sábias. O trabalho doméstico parece ser levado às mulheres desde o início por conta dos riscos que mulheres poderiam passar e a proteção à procriação. Sentido ao centro e lógico: mulheres cultivam animais no continente africano a séculos atrás, em alguns momentos faziam o papel masculino por sua posição social e importância.

 

Santas católicas eram veneradas por multidões que entendiam o símbolo do feminino e da natureza especial da mulher. A história ensina que a mulher teve poder, fonte de sabedoria, benção e inspiração para gerações. O encanto não está quebrado, em 2018, vemos a mulher mais forte do que nunca, lutando pelo seu espaço e construindo bagagem de conhecimento e habilidades.


Mulher é símbolo da vida e do nascimento. Ela dirige empresas, controla produtos, atende e cuida de pessoas. Sem elas o viver humano fica triste e sensível. 

 

A primeira sociedade que uma criança constitui é com a sua família e o primeiro contato com alguém é com sua mãe.
A educação nasceu para ensinar boas maneiras, não que exercer os bons modos eram genuinamente obrigados. O povo viking pode ser a prova que a cortesia não era de todo interessante. A primazia do erotismo começou com as mulheres; pois bem, se nos animais o macho precisa demonstrar para a fêmea porque o deve escolher, porque seria diferente com os humanos? E não se tratam de flores, chocolate e levar para um jantar romântico. Isso já está no script. Ser inovador perante as relações seguir o funcionamento conforme a lógica diz podemos prever o futuro: com as mulheres temos um desenvolvimento acima da curva.


Apesar de somente 18% dos CEOs brasileiros serem mulheres, o crescimento que elas possuem em suas carreiras é incrível. Reverter esse quadro é questão de tempo. Quem duvida do poder feminino?


“Levanto minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos...” (Malala Yousafzai)


“Quando for discriminada pelo seu gênero ou pela sua idade ou pela sua aparência (...), pergunta a si mesma a seguinte questão: 'Essa é mesmo a pessoa que está entre mim e o que eu quero fazer? ' Se a resposta for não, ignore [a discriminação] e siga em frente. Sua energia é melhor utilizada trabalhando e afastando pessoas assim.” (Simone de Beauvoir)

 

 

..................................................................
Sobre o autor
Thales Kroth é Palestrante na ODAC, Colunista em sites e blogs e Voluntário na ONG Parceiros Voluntários; com formação em Técnico em Contabilidade e Graduando em Administração e em Gestão Financeira pela Unisinos; gaúcho e solteiro.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now