A importância da paciência

April 11, 2018

 

Perfeição é conhecida em sânscrito como "kshanti" e em português como paciência ou tolerância. Como este é um dos fatores necessários para alcançar uma vida harmoniosa, a questão da paciência é muito importante para trazer o equilíbrio emocional a nossas vidas diárias.

Portanto, para praticar a paciência é preciso que haja algo que nos exaspere! Se estamos cercados por pessoas gentis e amorosas que fazem e dizem o que queremos que façam e digam, é ótimo. Mas não desenvolvemos nada. De fato, porque é fácil ser amoroso diante de pessoas adoráveis, também seria fácil pensar que somos muito mais dóceis do que realmente somos.

Então, necessitamos de pessoas que criem problemas em nossas vidas, nos irritem e nos deixem nervosos, porque, assim, nos desafiam a aprender a sermos pacientes. Ao invés de olharmos para alguém que nos enfurece, maltrata ou causa problemas como um inimigo, devemos perceber que este é o nosso verdadeiro amigo espiritual, porque esta é a pessoa que pode nos ensinar sobre paciência.   

 

A Atenção Plena, ou Mindfulness, nos ensina o dom da paciência e a prática da compaixão ou olhar amoroso

 

Por meio das práticas de atenção plena, além de ficarmos mais focados no momento presente, conseguimos desligar por instantes a nossa mente de eventos passados, preocupações futuras e até mesmo fazermos julgamentos apressados das pessoas. Consequentemente, somos mais capazes de deixar as angústias e a ansiedade em níveis mais baixos, passando assim, a vivermos uma vida mais saudável, feliz e integrada.

 

 

Abraços,
Lane Lucena
...................................................................
Psicanalista Clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas. Especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental.


Coach de Vida e de Escrita e Facilitadora de Práticas de Atenção Plena. Criadora do "Curso e da Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte - A arte de escrever - que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta de autoconhecimento.    

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now