Meu Caderno de Memórias por Lane Lucena

March 24, 2018

 

 

Um caderno de memórias é um jeito de acessar muitas das suas emoções de forma a guardá-las  e compartilhá-las no futuro. 

 

Se não escrevemos àquilo que queremos lembrar, essas memórias podem ser esquecidas. O caderno eterniza sua experiência e dá significado à sua vida; além do mais, suas memórias podem ser uma inspiração especial para quem quer despertar a criatividade e se divertir. 

 

 

O caderno pode ser um presente para seus filhos, seus pais, seus amigos, seu país e até mesmo para o mundo. Somente você pode contar a história que lhe foi experimentada, e outras pessoas serão presenteadas por ela. 

 

 

Comece a criá-lo

Um bom caderno de memórias não é uma biografia; ele é uma lembrança viva em um tempo em que você teve um sentimento verdadeiro, uma experiência única. A maioria dos cadernos de memórias inesquecíveis teve um foco em aspectos íntimos ou período temporal da vida de quem escreveu. 

 

 

A história é contada por meio de um olhar singular e, como resultado, revela uma poderosa verdade sobre algo muito maior que a história individual do escritor – fazendo-a ser algo especial e único.  

 

 

 

O que escrever no seu Caderno de Memórias?

 

Existem muitas possibilidades sobre o que se deve escrever num caderno de memórias. Ele pode ser criado para fazer um resgate de um tempo que gostaria de ser lembrado ou para o momento em que se vive agora.

 

 

 

  • O que é algo especial e significativo?

  • O que ou quem você deixou para trás?

  • Há algo que você fez que hoje pareça loucura?

  • Você se arrepende de não ter feito algo?

  • Quais momentos lhe renderam orgulho e podem ser escritos?

  • Qual foi a vez em que você sentiu uma paixão inesperada por algo ou por alguém? 

  • Alguma viagem que gostaria de registrar?

  • Um acontecimento que representou muito em sua vida?

 

 

 

Reúna momentos marcantes

 

Procure fotos antigas, escritos e objetos nostálgicos. Eles lhe trarão à mente lembranças que poderiam ser expressadas. Se necessário, procure reviver esses momentos mentalmente. 

Não é por lhe faltar a memória que você deve deixar de escrever sobre os mesmos. 

 

 

Cadernos de memórias são sobre coisas únicas, e você não é apenas sua própria pessoa. Você é os lugares que visitou, os sabores e cheiros que sentiu, as obras de artes que apreciou, as pessoas que ama e se assemelha e as coisas que possui e pensa. 

 

 

Permita que seus sentimentos fluam livremente de sua mente e de seu coração

 

Muitas vezes, eles podem ser desagradáveis, temerosos, ou incompreensíveis – no entanto, para criar um bom caderno de memórias, é imprescindível trazer as recordações adormecidas de volta à tona e escrever amorosamente.

 


Se o pensamento fluir, permita que ele ganhe as linhas do seu caderno. Leve sua mente para um lugar onde ela sinta prazer e alegria ou até mesmo para um lugar que você evite lembrar. Muitas vezes, esses pensamentos, só precisam ganhar vida e serem ressignificados. 

 

 

Ferramentas que podem te ajudar a reviver momentos


Escute músicas que lhe permitam fazer uma viagem no tempo. Qualquer coisa que acesse suas emoções e faça com que sua mente seja transportada de volta para aquele momento, assim, iluminando o passado. Às vezes, um único cheiro ou sabor, pode te levar a décadas atrás.

 

 

 

Seja gentil consigo 

 

Escrever um caderno de memórias é um caminho muito pessoal e íntimo.
Um bom caderno de memórias é vivo e repleto de cores – metáforas, histórias, referências, frases, poemas, canções e sentimentos, coisas que ficarão eternizadas no tempo.

 


Um caderno de memórias é diferente de uma simples "time line" por “ver” certos acontecimentos da vida da pessoa. Um caderno de memórias se parece mais com deixar um pouco de nós e do nosso legado. 

 

 

É essencial, que seja escrito cheio de cores e represente toda a sua essência. Deve ter início, meio e fim ou até mesmo, possuir vários volumes que representem etapas marcantes da vida.  

 

 

 

(Arte e produção do Caderno de Memórias EscrevArte feita por Ateliê Dona Cika )

 

 

 

Abraços,
Lane Lucena
...................................................................
Psicanalista Clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas. Especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental.


Coach de Vida e de Escrita e Facilitadora de Práticas de Atenção Plena. Criadora do "Curso e da Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte - A arte de escrever - que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta de autoconhecimento.   

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now